Os projetos desenvolvidos pela Alice são autônomos e autogestionados, baseando-se nos valores promovidos pela associação: conduta ética pessoal e profissional, honestidade, atuação não assistencialista, precisão no trato da informação, compromisso com a verdade, estímulo à iniciativa, engajamento com o interesse público, responsabilidade fiscal e compromisso com a transparência.
BOCA DE RUA
Jornal integralmente feito e vendido por moradores de rua em Porto Alegre desde 2001.
Premiado pela International Street Paper Network em 2006, 2007 e 2008, e pela Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul em 2013.
O Boca de Rua propõe uma assinatura online para receber a edição virtual do jornal no seu e-mail e contribuir financeiramente com o projeto.
DE OLHOS ABERTOS
Documentário longa-metragem que acompanha a história do jornal Boca de Rua e o cotidiano dos seus integrantes.
Selecionado em 24 festivais internacionais e premiado pelo SESC Brasil.
Desde janeiro de 2022, o filme está circulando no Brasil com sessões independentes em praças e espaços culturais.
Também está disponível online, nas seguintes plataformas:
BOQUINHA
Oficinas semanais realizadas com crianças em situação de vulnerabilidade social, com publicação das atividades realizadas no jornal Boca de Rua.
ALMANAQUE
Jornal feito por mulheres idosas da cidade de Bagé desde 2006.
MULHERES PERDIDAS E ACHADAS
Trilogia composta por três livretos escritos por mulheres : Almanaque (idosas), Mariposa (prostitutas) e Pombo Correio (feito presidiárias).
DES(DEZ)MANDAMENTOS DA MÍDIA
Oficina de leitura crítica dos meios de comunicação impressos.
DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE
Exposições itinerantes e memoriais em homenagem aos mortos e desaparecidos durante a ditadura militar
SARAU ALICE
Encontro híbrido que mescla música, poesia, artes plásticas/gráficas, fotografia, artesanato, literatura, comunicação e direitos humanos – ajudando também a divulgar os trabalhos sociais da ALICE.
FEIRALICE
Feira realizada pelo grupo Os Arteiros, que reúne artistas plásticos/gráficos, fotógrafos, músicos, artesãos, escritores e pessoas que desenvolvem trabalhos comprometidos com uma sociedade mais justa, democrática e ecologicamente sustentável.
Parte do dinheiro arrecadado nas vendas é revertido para os projetos sociais da ALICE.
INCOMUNS MORTAIS
Oficina de veículos de comunicação comunitária produzidos coletivamente e baseados em metodologia própria desenvolvida pela ALICE.
JORNALIVREIROS
Venda de livros realizadas por pessoas com trajetória ou em situação de rua.
As obras são doadas pelos autores, que também participam de uma reunião com os vendedores, falando sobre seu trabalho e sobre literatura.