Sarau da Alice apresenta grupo de danças oriental e tribal

 

sarau1A arte e a sensualidade do oriente serão a atração do próximo Sarau da Alice. No palco do Bar do Marinho, no dia 7 de julho (terça-feira), a partir das 19h30min, o Grupo Zahira de Dança Oriental e Dança Tribal irá mostrar esta mescla de estilos. O grupo surgiu em 2006, reunindo bailarinas em formação que vêm se destacando em apresentações e projetos coreográficos próprios. A proposta é desmistificar e difundir esta dança ritualística para diferentes públicos. Para completar, o sarau ainda terá a música do Batuque de Cordas – formado pelos violonistas Vinícius Correa e Claudio Veiga -, e de Cristiano Hanssen e Nivaldo José.

Popularmente conhecida como Dança do Ventre, a dança oriental é originária do antigo Egito e existe há mais de 5 mil anos. Nasceu com caráter extremamente feminino e era uma espécie de oferenda aos deuses da fertilidade. Bem mais recente, a dança tribal surgiu na década de 60, como uma recriação da dança tribal dos nômades do Oriente Médio. Incorporou, ainda, influências das danças indiana e africanas, flamenco, tango e jazz além da chamada street dance e do teatro.

Como sempre acontece no Sarau da Alice, o Bazar dos Arteiros estará expondo e comercializando obras produzidas por cartunistas, fotógrafos, artesãos, músicos e escritores. Entre elas, a imagem que ilustra este texto e o convite, feita por Rosângela Ramos, integrante do Jornal Boca de Rua. Rosângela, que é também escritora, estudou arte na cidade espanhola de Valência, na Espanha, .

O valor dos ingressos – R$ 12,00, com meia entrada para estudantes e passe livre para menores de 18 ou maiores de 70 – é revertido para projetos sociais desenvolvidos pela ALICE, organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve projetos autogeridos de comunicação, formando leitores críticos e contribuindo para democratizar a informação no Brasil. Entre os trabalhos realizados, destacam-se o jornal Boca de Rua – feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre há 14 anos – e Direito à Memória e à Verdade, que resgata fatos históricos do período da Ditadura Militar.

Este projeto é realizado a partir de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC), Lei 13.490/10.

O QUE: Sarau da Alice – “Terça-feira é dia de começar uma pequena revolução”

ONDE: Bar do Marinho (Rua Sarmento Leite, 962 – Cidade Baixa) Fone: (51) 9964.9220

QUANDO: 7 de julho (terça-feira), 19h30min

Rolar para cima
Pular para o conteúdo