Ausências Brasil é inaugurada no Museu Nacional

O projeto Ausências Brasil – idealizado pelo fotógrafo argentino Gustavo Germano e coordenado pela Alice em parceria com a SDH/PR – está no Museu Nacional, em Brasília. A mostra com fotos de 12 casos de vítimas da ditadura militar brasileira e cinco casos argentinos, permanecerá aberta até 30 de setembro.

Mais do que um ato inaugural, a abertura da exposição no dia … se tornou uma manifestação politica. Na ocasião, foi lançado o documento “Manifesto dos familiares de mortos e desaparecidos políticos”, cujo texto é o seguinte:

Manifesto dos familiares de mortos e desaparecidos políticos

Os familiares de mortos e desaparecidos políticos reunidos em Brasília no dia 30 de agosto de 2013, após a inauguração da Exposição Ausênc.as Brasil, fizemos uma reflexão crítica sobre a atuação da Comissão Nacional da Verdade e decidimos manifestar nossa insatisfação e perplexidade protestando comuma VIGILIA PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA, diante do Palácio do Planalto, em defesa de:

1.Recomposição imediata da CNV dos dois comissionados que renunciaram;

2.Transparência dos trabalhos e parceria com as entidades que lutam pela Memória, Verdade e Justiça;

3.Ter como foco os casos dos mortos e desaparecidos políticos.

Pedimos o apoio e efetiva participação dos demais familiares, dos comitês/comissões/fóruns/coletivos/levantes e movimentos sociais que lutam pela Memória, Verdade, Justiça e Democracia para esta VIGILIA PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA a se realizar na data indicativa de 24 de setembro de 2013, em frente ao Palácio do Planalto.

Conclamamos a todos que participem da Manifestação do Grito dos Excluídos no próximo dia 07 de setembro deste ano, com fotos, faixas e bandeiras da Memória, Verdade e Justiça.

Brasília, 30 de agosto de 2013.

Annette Cardoso Rocha
Iara Xavier Pereira
Ilda Martins da Silva
Marcelo de Santa Cruz Oliveira
Maria do Amparo Araújo
Maria Luíza Cardoso Rocha
Maria Eliana de Castro Pinheiro
Pedrina José de Carvalho
Tânia Gurjão Farias

 

Rolar para cima