Boca de Rua participa do Fórum #Onda Cidadã10 no interior do Ceará

Com o objetivo de debater a Formação para a Cultura Livre, o Fórum #Onda Cidadã10, reuniu 35 midiativista na Fundação Casagrande, no período de 24 a 27 de julho, na cidade de Nova Olinda, na Serra do Araripe, no Ceará. A Alice esteve presente no encontro do Itaú Cultural, mostrando como funciona o projeto de comunicação do Boca de Rua, jornal feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre. Representantes de organizações sociais, coletivos, blogs, publicações independentes de mídia, além de rádios comunitárias e universitárias debateram durante três dias temas como educação não formal e redes sociais – diálogos possíveis com o cotidiano escolar; protestos no Brasil: reflexões sobre mídia, redes e cultura livre com dois grupos de trabalho: mídia e cooperação em rede e rua e ações territoriais de sustentabilidade.

Propostas

Um documento com as propostas dos participantes foi redigido, visando ações futuras. Entre elas, dar continuidade ao mapeamento incorporando novos sujeitos do midialivrismo na rede Onda Cidadã; produzir carta-manifesto direcionada à Secretaria Geral da Presidência (com cópia para o MINC e MC) para que sejam retomados programas de fortalecimento da cultura livre (como pontos de mídia livre, pontos de cultura, de periódicos para bibliotecas públicas, programas de banda larga entre outros); gerar ações de deslocamentos, intercâmbios e produção de aprendizagens de grupos midialivristas do Onda Cidadã, através da criação de microencontros vivenciais, com transmissão online e compartilhamento de experiências, saberes e abertura de códigos (a maneira como processos e produtos são fabricados). Além disso, possibilitar que os mapeados possam também participar do processo de seleção do Rumos Itaú Cultural; criar mecanismos coletivos de seleção de projetos, em que o voto dos concorrentes do edital seja considerado na seleção; criar grupo de trabalho visando facilitar os processos de prestação de contas dos editais para as organizações da sociedade civil e carta-manifesto reivindicando a democratização das verbas publicitárias estatais e governamentais para as mídias livres e comunitárias.

Cenário

A Fundação Casa Grande foi o cenário ideal para abrigar o Fórum. Lá crianças e jovens administram e gerenciam o Museu do Homem Kariri, com informações históricas e arqueológicas da região, no turno inverso ao da escola. Além disso, no local funcionam um estúdio de televisão e música, uma rádio, uma gibiteca, uma biblioteca, um teatro e um parquinho. Os jovens trabalham nos projetos e ainda são responsáveis pela sua gestão. O objetivo é a formação interdisciplinar das crianças e jovens, a sensibilização do ver, do ouvir, do fazer e do conviver através do acesso a qualidade do conteúdo e ampliação do repertório.

Rolar para cima