Boca participará de documentário para a Internet

Os integrantes do jornal Boca de Rua participarão de um projeto inédito. O documentário para a web “Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível” é a única produção gaúcha contemplada no edital Rumos – Itaú Cultural Edição 2012. A publicação é produzida há 12 anos por sem-tetos de Porto Alegre, sem nunca ter deixado de circular.

O edital, que contempla várias linhas de apoio nas áreas de audiovisual, artes visuais e dança, escolheu o Boca de Rua  como foco. Proposto para a ALICE, criadora do Boca, o projeto tem um grande diferencial, pois os integrantes não serão apenas atores, mas participarão da produção do roteiro e pegarão nas câmaras.

Marcelo Andrighetti, cineasta gaúcho, irá roteirizar e dirigir e a produção será de Letícia Friedrich e Samuel Bovo. O documentário terá 10 minutos de duração e será distribuído na Internet. “Estamos muito contentes com o prêmio e em saber que teremos a possibilidade de contar essa incrível história, desconhecida dos brasileiros e também de alguns porto alegrenses”, comenta Letícia.

Marcelo, por sua vez, resume a proposta:”O documentário Boca de Rua – Vozes de uma Gente Invisível tem a intenção de instigar as pessoas sobre o que estamos fazendo para melhorar o mundo, a cidade, o bairro e o lar onde vivemos. Ter grandes ideias é ótimo para a sociedade, mas colocá-las em prática é genial. E foi isso que o jornal Boca fez há mais de uma década. O envolvimento, a força de vontade, a percepção real de viver nas ruas tornou os integrantes no jornal em grandes repórteres da verdade e criou um exemplo de cidadania no Brasil. Mostrar como o jornal mudou a vida dos moradores de rua de Porto Alegre é tentar instigar as pessoas e dizer que elas podem e devem colocar em prática os sonhos e as vontades sinceras que têm. Só assim é possível contribuir de maneira significativa para o Planeta”.

Outros detalhes do resultado do edital e uma breve sinopse do projeto gaúcho vencedor podem ser encontrados no site http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2707&cd_materia=2049

“O Boca é exemplo de cidadania no Brasil”

(Depoimento de Marcelo Andrighetti, diretor do documentário Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível, financiado pelo Itaú Cultural por meio do programa Rumos, com previsão de estréia em junho de 2013).

“O documentário Boca de Rua – Vozes de uma Gente Invisível tem a intenção de instigar as pessoas sobre o que estamos fazendo para melhorar o mundo, a cidade, o bairro e o lar onde vivemos. Ter grandes ideias é ótimo para a sociedade, mas colocá-las em prática é genial. E foi isso que o jornal Boca fez há mais de uma década. O envolvimento, a força de vontade, a percepção real de viver nas ruas tornou os integrantes no jornal em grandes repórteres da verdade e criou um exemplo de cidadania no Brasil. Mostrar como o jornal mudou a vida dos moradores de rua de Porto Alegre é tentar instigar as pessoas e dizer que elas podem e devem colocar em prática os sonhos e as vontades sinceras que têm. Só assim assim é possível contribuir de maneira significativa para o Planeta.”

Rolar para cima