Cartunista Juska é homenageado no Sarau dos Amigos da Alice

juska

A arte do desenhista Juska, a poesia de Mario Quintana, interpretada pela atriz Debora Finochiaro, e a música do Batuque de Cordas – formado pelos violonistas Vinícius Correa e Claudio Veiga -, e de Cristiano Hanssen e Nivaldo José irão animar o Sarau dos Amigos da Alice de abril. O encontro acontece na terça (28), a partir das 19h30, no Bar do Marinho (Rua Sarmento Leite, 962). E já pensando no Dia das Mães, o Bazar dos Arteiros oferece várias sugestões de presentes como artesanato, fotografia, livros CDs e artes gráficas em geral.

Nesta edição, a série “Cinco Clássicos” homenageia o desenhista e cartunista Juska, que terá suas criações expostas.. O projeto reúne cinco obras de cartunistas gaúchos a cada mês e já destacou trabalhos de Canini, Moa, Rafael Correa, Edgar Vasques, Bier, Kayser e Rodrigo Rosa.

Nascido em Santo Ângelo, em 1956, Francisco Juska Filho atua em várias frentes das artes gráficas. Mantém um estúdio em Porto Alegre, onde passa os dias desenhando, desenhando e redesenhando. São mascotes, quadrinhos, cartuns, animações, ilustrações para livros, ilustrações de produtos, enfim, tudo aquilo que envolve desenho.

Juska é formado em publicidade pela UFRGS. Começou a trabalhar profissionalmente no Jornal da Semana de Novo Hamburgo e na revista Carrinho com Aníbal Bendatti. Publicou trabalhos no Status Humor, Planeta, O Pasquim, Zero Hora entre outros periódicos. Editou a revista Mega Quadrinhos de 1988 a 1990. Em 1992, publicou o livro Transpirando na Charge. Conquistou prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1978) e no Salão do Maranhão (1998) e obteve menções honrosas no Japão (1996) e na Coréia do Sul (1997).Trabalhou em diversas agências de propaganda, foi co-autor de alguns livros de cartum e, inclusive, atuou como co-editor da revista de quadrinhos Megazine, junto com o escritor Flávio Braga.
A premiadíssima atriz Déborah Finocchiaro, também diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora estará participando do sarau com a leitura de textos e poemas de Mario Quintana, tirados do espetáculo “Sobre anjos e grilos”. Em cena, a atriz revela todo o seu talento e versatilidade. O lançamento do DVD do espetáculo está programado para os primeiros dias de maio.
O valor dos ingressos – R$ 12,00, com meia entrada para estudantes e passe livre para menores de 18 ou maiores de 70 – é revertido para projetos sociais desenvolvidos pela ALICE, organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve projetos autogeridos de comunicação, formando leitores críticos e contribuindo para democratizar a informação no Brasil.
Entre os trabalhos realizados, destacam-se o jornal Boca de Rua – feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre há 14 anos – e Direito à Memória e à Verdade, que resgata fatos históricos do período da Ditadura Militar.

Rolar para cima