Deborah Finocchiaro e Elaine Regina se perdem e se acham no sarau da Alice

As atrizes Deborah Finocchiaro e Elaine Regina encarnaram prostitutas, presidiárias e idosas em um esquete teatral apresentado no 10º Sarau Amigos da Alice, em 11 de março, durante a Semana da Mulher. No evento – que acontece todos os meses no MEME Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa) – foi relançada a trilogia “Mulheres Perdidas e Achadas”.  O valor arrecadado reverte para projetos sociais desenvolvido pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE).

A trilogia proporciona ao leitor uma rara oportunidade de conhecer a realidade das profissionais do sexo, apenadas e mulheres com mais de 60 anos sem o filtro da imprensa ou de um pesquisador, pois os textos foram escritos por elas próprias. “Mariposa – uma puta história” é um folhetim criado por prostitutas de Porto Alegre; “Pombo Correio- Cartas da Prisão”, um conjunto de cartas escritos pelas presidiárias em regime semi-aberto, também da capital gaúcha; e “Almanaque”, como diz o nome, reúne reflexões, receitas, curiosidades, benzeduras, simpatias, medicina caseira, termos fronteiriços e conselhos de idosas de Bagé. Organizada pela ALICE, a trilogia teve coordenação da psicanalista Maíra Brum Rieck e da jornalista Rosina Duarte, contando com a participação da psicóloga Vera Costa e da estudante Lia Paz.

Além da trilogia, o Sarau ofereceu aos participantes o Bazar dos Arteiros, com exposição e venda de obras de arte, além de rifas de brindes como agendas, livros e bijuterias artesanais.  No encontro, apresentaram-se, também, os músicos Vinicius Correa e Cláudio Veiga (integrantes do Batuque de Cordas), Cristiano Hansen e Nivaldo José.

 

Rolar para cima