Filme do Boca abre os olhos do mundo

O filme “De Olhos Abertos” – dirigido por Charlotte Dafol – será oficialmente lançado em janeiro de 2022 e já tem duas exibições marcadas para os dias 15 e 22, no Museu Joaquim Felizardo e Casa de Cultura Mario Quintana, respectivamente. Antes mesmo da estreia, já abriu os olhos do Brasil e do mundo para a vida do povo da rua. Depois de ser classificado em mais de 20 festivais, conquistando prêmios em vários deles, foi o único gaúcho selecionado na Mostra do Sesc e, em dezembro, recebeu o troféu de melhor filme no Festival de Cinema da Fronteira, segundo o Juri Popular.

“Juro que um dia desses, vi uma estrela cadente e pensei: “Eu queria que o filme entrasse na mostra do SESC “. Dito e feito! Eu nem imaginava, então, que “De Olhos Abertos”, documentário meu sobre o Jornal Boca de Rua, seria o único filme gaúcho a participar do Panorama Brasil, onde foram selecionados apenas 24 filmes independentes no país inteiro (entre curtas, médias, longas, docs, ficção, animação…) para serem exibidos a nível nacional. Felicidade e orgulho do Boca”, comemorou a diretora, ao saber da classificação. Pouco depois, ela participaria pela primeira vez de uma exibição presencial, em Bagé, pois a maioria das mostras ocorreram em formato virtual.

Charlotte Dafol trabalha neste projeto há muitos anos. Colaboradora do Boca há mais de uma década, conseguiu gravar depoimentos viscerais dos participantes devido a sua proximidade com o grupo. Assim, ultrapassou a história do único jornal do mundo feito, vendido e gerido por pessoas com trajetória de rua há 20 anos e teceu um panorama da vida na rua. Ela filmou de janeiro a maio de 2019 com recursos obtidos junto a pessoas que apostaram no projeto e, também, com a colaboração voluntária de técnicos e músicos. Em outras palavras, o filme aconteceu à imagem e semelhança do próprio Boca, para muitos uma epopeia aparentemente impossível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima