Histórias de mim reúne “escrituras” do povo da rua.

"Saudades

Sei que serei esquecido

Assim é a lei do amor

Um sonho doce e profundo

Dura apenas alguns segundos

Amores e paixões

Doces sonhos que se vão

E resta apenas as lembranças

Saudades de um coração."

A poesia de José Nedir Malta Ramires, o Ceco, morador de rua e fazedor e vendedor do jornal Boca de Rua, é um dos inúmeros textos do livro Histórias de Mim – escrituras do povo de rua, publicado pela Alice Projetos Editorias e Editora Dom Quixote. Lançado na última feira do livro, em Porto Alegre, Histórias de Mim é produto da realização de oficinas de escrita livre, ministradas durante um ano pelo psicólogo e voluntário do Boca de Rua, Manoel Luce Madeira. São 48 relatos, puxados da memória de  20 autores com idades que variam de 20 a 60 anos, que incluem prosa, hip hop, poesia, entre outros.

Ceco conta que antes de trabalhar com o jornal Boca de Rua, não sabia escrever nem ler. “Fiquei pensando se eu ia querer usar toda vida o gravador para as entrevistas. Decidi que não, entrei para o colégio e hoje tenho até a 6ª série.” Paulo Ricardo da Silva, conta que esteve preso durante 15 anos. Ele produz e vende o jornal Boca de Rua, o que lhe permite pagar um quarto para dormir todas as noites. Marko Khan Su Griá, outro autor, disse estar muito emocionado: “acreditaram em nós, não somos mendigos, somos gente e lutamos. Temos todo o direito de estar aqui, falando para vocês. A gente passa por muito sofrimento, por muita depressão, mas tivemos coragem de contar as nossas histórias, uma obra coletiva. Isso é muita felicidade.”

O jornal Boca de Rua e a publicação Histórias de Mim são projetos da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), uma organização não governamental que objetiva desenvolver projetos de comunicação voltados para a área social; discutir o comportamento, a ética e as tendências da grande imprensa; formar leitores críticos; e contribuir para democratizar e qualificar a informação no país. Os primeiros projetos surgiram em 1999. É formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas.

O livro Histórias de Mim está sendo vendido nas ruas, pelos seus autores. Mais informações podem ser obtidas na Alice, fone 051 3211 2443.

Rolar para cima