Mulheres Perdidas se encontram escrevendo


O projeto Mulheres Perdidas e Achadas – Histórias para acordar propõe uma imersão no universo de três grupos de mulheres cuja cultura é ignorada na sociedade: prostitutas, idosas e presidiárias. Mulheres que são descartadas e que podem ser resgatadas como representantes legítimas de parcelas sociais por meio da produção de publicações, no caso um folhetim (Mariposa, uma puta História), um almanaque (Almaque da Maturidade) e um conjunto de cartas abertas (Pombo Correio. Tais formatos não são casuais, mas têm a ver com uma linguagem familiar aos grupos.

Cada uma destas publicações, desenvolvidas por elas próprias – sob orientação de uma jornalista e uma psicanalista vinculadas à ALICE – será uma espécie de retrato 3X4 de suas culturas e abrirá janelas para uma realidade nunca vista pelo leitor, contribuindo assim para a construção da sua consciência crítica.

O projeto está sendo financiado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e conta com a parceria do Grupo Renascer de Terceira Idade de Bagé, o Núcleo de Estudos da Prostituição (NEP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). As publicações deverão ser lançadas simultaneamente no primeiro trimestre de 2011 e sua comercialização será feita pelas próprias autoras, além das instituições envolvidas.
Rolar para cima