“Risco” festeja as artes gráficas 

Programação oferece debates, exposições, lançamentos de livros e revistas, shows e oficinas

 

O calendário cultural da cidade ganhou uma festa para homenagear as artes gráficas. Promovido pela Agência livre para informação, cidadania e educação(ALICE) e FestiPoa Literária entre 21 a 23 de novembro, a primeira edição do “Risco, Festa das artes gráficas de Porto Alegre” oferece debates, exposições, lançamentos de publicações e shows com entrada franca. Apenas a oficinas (Oficina de Escrita Criativa para HQ, com Alexandre Carvalho e Oficina de narrativas gráficas com Facundo Percio e Carlos Ferreira) terão taxa de inscrição. A programação se divide em vários espaços, incluindo Casa de Cultura Mario Quintana, Espaço cultural 512, Galeria Espaço Cultural Duque e Amadeus Lounge Marinho.

Entre os convidados, participam artistas premiados, nacional e internacionalmente, como  Eloar Guazzelli, Edgar Vasques, Santiago, Fabio Zimbres, Denny Chang, Rafael Correa, Carla Pilla, Facundo Percio (artista argentino, parceiro de Alan Moore no livro “Fashion Beast”, publicado este ano no Brasil), Carlos Ferreira, Fernando Gonsales (colaborador do jornal Zero Hora), entre outros. Uma das atividades de destaque será a palestra da pesquisadora e professora Paula Ramos, que tratará das artes de ilustração da revista da editora Globo. Durante o evento será lançada a segunda edição da revista VOLVER – Provocações verbo-visuais, concebida por Fabriano Rocha (autor da logomarca do Risco), Fernando Ramos e Vitor Mesquita.

A realização do “Risco” é da Alice (Agência livre para informação, cidadania e educação) e da FestiPoa Literária, com apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e da Casa de Cultura Mario Quintana.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21/11, sexta-feira

Espaço Cultural Galeria Duque
19h – abertura da exposição “As cidades em risco(s) 2”, com trabalhos de Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Eugênio Neves, Rafael Correa, Uberti, Leandro Hals, Santiago e Edgar Vasques
. A coletiva apresenta a perspectiva e a criação artística dos convidados sobre a temática “as cidades”.

Dia 22/11, sábado

Casa de Cultura Mario Quintana, Sala C2

15h – Ilustração e humor gráfico: bate-papo com Carla Pilla, Rafael Correa e Denny Chang. 

16h30 – Artistas ilustradores nas publicações da antiga Editora Globo: painel com a pesquisadora Paula Ramos

17h30 – Lançamento da 2ª edição da revista “Volver, provocações verbo-visuais”

18h – Quem é e como trabalha um ilustrador: entrevista aberta com Fabio Zimbres e Fernando Gonsales. Mediação Fabriano Rocha

19h – As personagens das tiras e das HQs: bate-papo com Edgar Vasques, Fernando Gonsales e Santiago. Mediação: Rafael Correa

 

Dia 23/11, domingo

Espaço cultural 512

14h30 – Almoço e lançamento de “Edição de risco 2” (Ed. Grafar), antologia de cartuns, tiras, charges e HQs

16h a 23h – “Osso”, feira convergente de artes, com Carlos Ferreira, Fabiano Gummo, Facundo Percio e convidados.

20h – Bate-papo com Carlos Ferreira e Facundo Percio.

22h – Festa “Risco:ruído”: show com Carina Levitan e trio + Dj convidados: Mary Mezzari, Ismael Caneppele e Ricardo Silvestrin 

OFICINAS

Oficina de Escrita Criativa para HQ, com Alexandre Carvalho

Dia 21 de novembro, das 19 às 22 horas

Sala C2, 2º andar, da Casa de Cultura Mário Quintana.

 

Integrando a programação da primeira edição do “Risco – Festa das Artes Gráficas de Porto Alegre”, a Oficina de Escrita Criativa para HQ segue os padrões dos cursos e oficinas que o escritor, jornalista e artista gráfico Alexandre Carvalho, vem ministrando há mais de sete anos, não só na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs, em Porto Alegre, como em eventos ligados às artes gráficas e à literatura, a exemplo da Feira do Livro de Canoas, a Feira do Livro de Porto Alegre e o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes. A novidade é que o quadrinista formatou um mix de duas das suas oficinas: Oficina de Desinibição Textual e Escrita Criativa e Oficina de Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns, para suprir o que considera uma das maiores dificuldades para os que se interessam por realizar histórias em quadrinhos. “Como consumidor compulsivo de fanzines e HQs dos mais variados estilos, noto, já há muito tempo, que mesmo nas HQs bem desenhadas (o que a meu ver é muito subjetivo), o problema invariavelmente está no conteúdo. Em outras palavras: na história em si”, exemplifica Alexandre, que foi contemplado com uma menção honrosa pela HQ: “O Sótão”, escrita e desenhada por ele, no Salão Internacional de Desenho para Imprensa – SIDI, deste ano.

O conteúdo da oficina é essencialmente prático, envolvendo técnicas para obtenção de ideias e argumentos para a criação de histórias e roteiros de HQ.

 

As inscrições pelo email alexandrecarvalho.arte@yahoo.com  

As vagas são limitadas a 20 participantes.

Valor da tax a de inscrição: R$ 40,00

 

Mais informações a respeito dos cursos e oficinas ministrados pelo artista podem ser obtidas em:

http://alexandrecarvalho-cursoseoficinas.blogspot.com.br/

 

 

Oficina de narrativas gráficas com Facundo Percio e Carlos Ferreira.


A oficina tem como objetivo a orientação prática de autores que buscam produzir suas próprias HQ’s autorais. A orientação será desenvolvida ao longo de três encontros, coordenados pelos autores Facundo Percio e Carlos Ferreira.

 

Datas
25, 26, 27 e 28 de novembro.

 

Horário
das 19h às 21h

 

Local

Sofia Veloso, 168. POA/RS.


Custo

R$ 300,00


10 vagas.


+informações:

Fone: (51) 840313-18

E-mail: ferreira.cao23@gmail.com

 

——


Facundo Percio


Nasceu em setembro de 1976, em Trelew – província de Chubut, Argentina.
Suas obras publicadas são Caliban (novela gráfica escrita por Garth Ennis para Avatarpress) 2013-2014, Fashion Beast (escrito por Alan Moore e Malcolm McLaren), publicada no Brasil pela editora Panini, em 2014.


Carlos Ferreira


É roteirista de quadrinhos e ilustrador. Recentemente, escreveu os roteiros dos romances gráficos ‘Kardec’ e ‘Os Sertões – a luta’, ambos ilustrados por Rodrigo Rosa. É autor, também, das novelas gráficas ‘Caos’ e ‘O Castelo’, este último adaptado da obra de Franz Kafka.


Endereços:

Casa de Cultura Mario Quintana: rua dos Andradas, 736, Centro, Poa: debates, oficinas e lançamentos

Espaço cultural 512: rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa, Poa: exposição “As cidades em risco(s)”, lançamentos, debates e shows

Galeria Espaço Cultural Duque: rua Duque de Caxias, 649, Centro, Poa: exposição “As cidades em risco(s)”

Amadeus Lounge Marinho: rua Otávio Correa, 39, Cidade Baixa, Poa: exposição de cartuns “Os 5 clássicos”

Rolar para cima