Sarau da Alice presta homenagem ao mestre Marques Leonam

O filme “Ao mestre com carinho” emprestou o título ao Sarau Amigos da Alice no mês de agosto. E não foi por acaso. Assim como a produção norte-americana, o evento teve, como protagonista, um professor que mudou a vida de muitos alunos por mais de quatro décadas: Marques Leonam Borges da Cunha.

Para entender melhor, antes vai uma explicação: no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul até há pouco tempo havia dois tipos de alunos: os que adoravam ter aulas com o “professor” e os que lamentavam não ter aulas com ele. Agora aposentado da PUC (mas não do jornalismo), Marques Leonam Borges da Cunha, que já era Mestre, Doutor e Pós-Doutor na legítima acepção do que essas palavras representam, receberá uma homenagem digna de sua trajetória: será o primeiro docente Emérito da PUC-RS.  Esse reconhecimento não é nenhuma novidade para a Alice, que defende a comunicação ética e comprometida com o interesse público, princípios esses disseminados nas aulas de Leonam, responsável pela formação de grande parte dos jornalistas que hoje se destacam nas principais redações do Brasil e do Exterior e também na mídia alternativa.

O jornalista e ex-aluno Renato Dalto se encarregou de apresentar o mestre. Depois, todos se calaram para ouvir a prosa hipnótica de Leonam, recheadas de histórias e ditos da fronteiriça Uruguaiana, onde se criou. A música arrematou a festa, ficando a cargo dos craques do Batuque de Cordas, formado pelos violonistas Vinícius Corrêa e Claudio Veiga, e também com os talentosos Cristiano Hanssen e Nivaldo José. Os frequentadores do Sarau contaram, ainda com o Bazar dos Arteiros, onde são expostas obras produzidas por cartunistas, fotógrafos, artesãos, músicos e escritores que podem ser apreciadas e adquiridas a preços justos e honestos.

no images were found

Rolar para cima