Vozes femininas compõe espetáculo “Invisíveis”

“Invisíveis – Histórias para acordar” apresenta relatos reais de grupos femininos silenciados, como moradoras de rua e mulheres da fronteira gaúcha, registrados nos projetos da ALICE. Entre eles, destacam-se o Jornal Boca de Rua – feito e vendido por pessoas com trajetória de rua de Porto Alegre, desde 2001- e o livro Contos sem Fadas, publicado pela Tomo Editorial e organizado a partir da palavra de idosas da cidade de Bagé, há 18 anos.

Para dar vida, corpo e voz a este universo, a performance visual, assinada por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, foi concebida e executada durante o confinamento da pandemia da Covid-19, e conta com a participação das artistas Magda Loitzenbauer, Fernanda Copatti, Elaine Regina, Graziela Pires, Anaadi, Denise Ovádia e Valéria Pinheiro, além das próprias idealizadoras. As gravações foram registradas pelos dispositivos móveis das artistas, cada uma em sua casa e os encontros se deram somente através da Internet.

A obra reúne diversas linguagens. Além das atrizes, o vídeo – que tem 14 minutos de duração – é composto por imagens do projeto “Tristicidade: Cartografias do Abandono e da (In)Visibilidade”, de Leandro Selister e imagens de arquivo de Amanda Gatti, da NASA e Arquive.org.Este é um dos projetos contemplados no Edital FAC Digital RS, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de seu Fundo de Apoio à Cultura (FAC RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima